quinta-feira, 13 de maio de 2010


caltura Imaterial

A herança imaterial



A UNESCO tem como objectivo proteger e fomentar a «riqueza da diversidade das culturas do mundo». Neste sentido se tem de entender o alargamento em curso do conceito de «património», por longo tempo associado à ideia de monumentos ou bens culturais, como quadros, esculturas, móveis..., isto é, o assim chamado património cultural material. Consequentemente, países em que a expressão artística dominante era de tipo diferente (teatro, música, dança, rituais) acabavam por não ser tidos em consideração.

A progressiva mudança de sensibilidades conduziu, em 1989, à redacção, por parte da UNESCO, da Recomendação para a protecção da cultura tradicional e popular. É um passo em frente em direcção a uma humanidade mais vasta, com vitalidade expressiva não elitista e longe das preciosidades materiais e das monumentalidades formais tradicionalmente favorecidas. Mas a autêntica reviravolta deu-se em 2001, ao catalogarem-se as primeiras 19 obras de arte do património cultural imaterial. Nessa ocasião, o Presidente do Mali, Alpha Konaré, afirmou que, finalmente, se estava a abrir uma maior oportunidade às culturas africanas. «Nós (em África) poderemos assim afirmar a nossa expressão como povo, e a África poderá fazer ouvir a sua voz.»



CULTURA IMATERIA DA BAHIA
O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional), uma autarquia do Governo do Brasil, vinculado ao Ministério da Cultura, é o órgão responsável pela preservação do acervo patrimonial, tangível e intangível, do país. Em 2004 o Samba de Roda foi tombado como Patrimônio Imaterial. Em 2006 foi a vez do Acarajé (não o quitute em si, mas o saber, o modo de fazer? Um costume passado de geração em geração pelas baianas do Acarajé) e em 2008, a Capoeira.

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.



Vamos conhecer cada um desses patrimônio Imateriais.:

A capoeira

Raízes africanas

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
Samba de Roda:

O Samba de Roda, como o próprio nome diz, se caracteriza por uma roda em que as mulheres, e também os homens, começam a sambar de tal forma, que todos os capoeiristas presentes acabam entrando no samba. As rodas são sempre animadas e cheias de alto astral e nelas, as mulheres mostram toda sua sensualidade de uma maneira graciosa. Geralmente, o Samba de roda começa após o encerramento das rodas de capoeira gerando a descontração de todos. Na Bahia, o Samba de Roda é feito em diversos lugares e ocasiões, porém, são muito comentadas aquelas que acontecem nas festas de largo de Salvador. Em alguns terreiros de samba de candomblé como o da Mãe Alice (na Bahia), o Samba de Roda pode ser visto e apreciado na sua forma mais tradicional. As famosas baianas da Mãe Alice como Nita, Edinha, Marinalva, Joselita, entre outras, fizeram parte da chamada TURMA DE BIMBA, nos anos 50 e 60.

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